Acessibilidade / Reportar erro

A violência homofóbica no Rio de Janeiro a partir do jornalismo digital * * O presente artigo é fruto da pesquisa “Violência homofóbica no Rio de Janeiro: análise de informações da mídia escrita, registros oficiais das áreas da saúde e segurança pública e das vivências da população LGBT sobre tratamento recebido por essas instituições”, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Homophobic violence in Rio de Janeiro according to digital journalism

La violencia homofóbica en Río de Janeiro a partir del periodismo digital

A cobertura jornalística sobre homofobia vem crescendo nos últimos anos, consequência da maior reivindicação do movimento LGBT, na busca por visibilidade às diversas violações sofridas. Contudo, a produção discursiva sobre homofobia na mídia possui diversos sentidos e disputas, afetados pela compreensão da sociedade frente às sexualidades e aos gêneros dissidentes da norma. Somado a isso, a internet configura-se na atualidade como outra maneira de informar o conteúdo do jornalismo, causando uma sinergia deste com o meio digital. O presente trabalho busca compreender como a homofobia é representada no jornalismo digital, a partir de notícias das versões digitais dos jornais O Globo e Meia Hora e de notícias recuperadas a partir da ferramenta Google Alerta sobre violência homofóbica no Rio de Janeiro. O recorte temporal utilizado para seleção das notícias foram os anos de 2015 e 2016.

Homofobia; Jornalismo digital; Notícias


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br