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Percepções da integração ensino-serviço-comunidade: contribuições para a formação e o cuidado integral em saúde* * Pesquisa financiada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e por bolsa de iniciação científica do Programa PIBIC-CNPq.

Perceptions of teaching-service-community integration: contributions to health education and to comprehensive healthcare

Percepciones de la integración enseñanza-servicio-comunidad: contribuciones para la formación y el cuidado integral en salud

O presente estudo objetiva conhecer a percepção dos sujeitos no processo de ensino-aprendizagem-cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS), com base no perfil profissional e nas competências e habilidades recomendadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação da saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada por meio de técnicas de entrevista não diretiva e grupos focais, envolvendo 42 participantes, sendo: professores, estudantes e gestores das instituições de ensino além de usuários, profissionais e gestores da Secretaria Municipal de Promoção de Saúde (SEMUS). A percepção dos diferentes sujeitos que produzem e vivenciam a integração ensino-serviço-comunidade (IESC) revela afinidade com o perfil profissional e com as competências e habilidades comuns recomendadas nas DCNs dos cursos de graduação da área da saúde. A IESC é compreendida como espaço necessário para a efetivação das DCNs e para se alcançar o perfil profissional proposto.

Política pública; Sistemas de saúde; Serviços de integração docente-assistencial; Diretrizes curriculares nacionais


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