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A febre maculosa brasileira e o discurso da mídia impressa: perspectivas de atores envolvidos* * Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado em Saúde Coletiva do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pela bolsa de auxílio à pesquisa de pós-graduação.

Brazilian spotted fever and the print media’s discourse: perspectives from actors involved

La fiebre maculosa brasileña y el discurso de los medios impresos: perspectivas de los actores envueltos

A febre maculosa brasileira (FMB) é uma doença infecciosa com alta letalidade que mobiliza ações de prevenção e controle com grande impacto na opinião pública. A capivara é fundamental na epidemiologia da doença, servindo como dispersora do vetor infectado. Objetiva-se compreender e analisar o discurso da FMB entre representantes da sociedade, circulante em um meio de comunicação impresso do município de Campinas, São Paulo, Brasil. Partindo da análise exploratória dos dados e seguindo para a análise do discurso (AD), as discursividades foram observadas. Com diferentes ressonâncias, relacionavam-se aos óbitos pela doença e ao abate das capivaras, com preferência para alguns protagonistas do discurso e apagamento de outros sujeitos. Privilégios para divulgação de notícias parciais e sensacionalistas reforçaram a polarização sobre o tema. Concluiu-se que houve pouca contribuição para uma comunicação em saúde crítica e colaborativa, essencial para a consciência sanitária da população.

Febre maculosa brasileira; Análise do discurso; Mídia; Prevenção


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