Acessibilidade / Reportar erro

Internação mediada: as novas configurações da internação hospitalar na era das mídias sociais* * O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – Brasil – Código de Financiamento 001.

Mediated hospitalization: the new configurations of hospitalization in the era of social media

Internación mediada: las nuevas configuraciones de la internación en la era de las redes sociales

Este estudo se propõe a discutir as novas configurações do processo de internação hospitalar – marcada na contemporaneidade pela quase onipresença de aparatos tecnológicos de uso pessoal entre pacientes – no que diz respeito às novas possibilidades de vínculos socioafetivos proporcionados pelo ambiente digital. Realizou-se uma pesquisa de inspiração etnográfica, com observação participante no Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva – Rio de Janeiro, RJ, Brasil – e nas mídias sociais por três meses; com entrevistas conversacionais; e em profundidade. Dados apontam para aspectos tanto convergentes quanto contraditórios das mídias sociais no ambiente hospitalar – fenômeno que denominamos internação mediada: elas possibilitam o enriquecimento e a ampliação das redes de apoio e solidariedade aos pacientes ao mesmo tempo em que podem contribuir para a acentuação do distanciamento entre os vínculos afetivos e excessivas demandas por atenção durante o tratamento.

Mídias sociais; Internação mediada; Redes socioafetivas; Comunidades; Etnografia digital


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br