Acessibilidade / Reportar erro

Narrativas em saúde: quinze minutos de literatura na produção do cuidado em equipe multiprofissional* * Este artigo tem como base a tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da linha de pesquisa Estudos da Literatura, na área de concentração Estudos Literários Aplicados: Literatura, Ensino e Escrita criativa, defendida em novembro de 2017. CEP-GHC n. 14-113.

Narrativas en salud: quince minutos de literatura en la producción del cuidado en equipo multiprofesional

Com a intenção de colaborar para a reflexão sobre práticas possíveis de produção do cuidado em equipes multiprofissionais, este artigo analisa as contribuições que as narrativas podem trazer, a partir da criação de uma modelagem de estudos de literatura aplicada. A proposta de 15 minutos de encontro com base na experiência de leituras e escritos compartilhados no cotidiano do trabalho foi implementada em áreas de internação de um hospital público brasileiro. Para interpretação, foi utilizado o modelo hermenêutico literário de Paul Ricoeur. Os resultados apontam que a intervenção foi possível no tempo proposto, no qual os trabalhadores viveram a experiência de um encontro pelas narrativas, revelando a potência da literatura para aproximar a ficção da vida real e, com isso, abrir possibilidades de despertar para o sensível da vida.

Intervenção; Narrativas; Literatura aplicada; Produção do cuidado


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br