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Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review* * Estudo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sob o nº: 2017/22126-7.

Cultura, enseñanza y aprendizaje de la empatía en la educación médica: scoping review

Este estudo teve o objetivo de identificar, na literatura, como a empatia é influenciada pelos diferentes fatores culturais no contexto de ensino e aprendizagem em saúde. Realizado por meio de scoping review , conforme a proposta de Joanna Briggs Institute (JBI), a busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus e Web of Science e executada entre o período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018. Observou-se, pelas pesquisas, que os estudantes ocidentais têm maior nível de empatia quando comparados aos estudantes orientais. Além disso, há diferença na empatia entre diferentes etnias, raças, sexo e religião. Sua avaliação dá-se por meio de diferentes instrumentos. Assim, entre os fatores que influenciam a empatia, identificou-se a cultura como sendo um deles. São necessários novos estudos a fim de compreender da melhor forma a empatia entre as diversas profissões da saúde.

Empatia; Cultura; Ensino; Aprendizagem; Saúde


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