SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Judicialización de la salud en los sistemas público y privado de salud: una revisión sistemáticaCurrículo oculto, educación médica y profesionalismo: una revisión integradora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

CARNEIRO, Mariana Aroucha et al. O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190126.  Epub 16-Mar-2020. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/interface.190126.

Com o objetivo de sistematizar informações sobre avaliação de profissionalismo em estudantes de Medicina, foi realizada em maio de 2018, revisão integrativa nas bases EBSCO, LILACS, MEDLINE, via PubMed no período de 2013 a 2018, sendo encontrados 12 artigos e três eixos temáticos: profissionalismo: constructo multidimensional e indefinido; ensino de profissionalismo médico; avaliando o profissionalismo: estratégias múltiplas de avaliação. A avaliação por meio de domínios como altruísmo, responsabilidade, cuidado, trabalho em equipe, é frequente, podendo ser utilizado cenários ou pacientes simulados; questionários online ou aplicativos. Ressalta-se a importância da modelagem no ensino de profissionalismo e o uso do feedback associado a outros métodos de avaliação. Não existe conceito único de profissionalismo. Percebe-se a necessidade de associação de métodos para uma melhor avaliação.

Palabras clave : Profissionalismo; Educação médica; Graduação em Medicina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )