Opening the black box: an observational study of teaching and learning interactions for paediatrics trainees on consultant ward roads |
Amy Gray e Helen Enright. |
Journal of paediatrics and child health – 2018. |
Avalia o aprendizado por meio de atividades em enfermarias. Ressalta que o modelo clínico tradicional está em desacordo com as evidências que dizem que a educação deve ser centrada no(a) estudante. |
Orienting to medicine: Scripting Professionalism, Hierarchy, and Social Difference at the Start of Medical School |
Sienna R. Craig, Rebekah Scott e Kristy Blackwood. |
Culture, Medicine and Psychiatry – 2018. |
Discute a mudança curricular na perspectiva relacionada a ética, profissionalismo e humanização. Aponta que o currículo oculto prepara o(a) estudante para desafios futuros. |
Sending messages: how faculty influence professionalism teaching and learning |
Lorraine Hawick, Jennifer Cleland e Simon Kitto. |
Medical Teacher – 2017. |
Questiona como o ensino do profissionalismo é influenciado pelo currículo oculto. Diz que a faculdade (instituição) é um importante veículo do currículo oculto. |
Developing a Physician’s Professional Identity Through Medical Education |
Kenneth E. Olive e Caroline L. Abercrombie. |
The American Journal of the Medical Sciences – 2017. |
O artigo traz as características esperadas no profissionalismo e discute as principais maneiras de ensiná-lo na graduação. Fala da contribuição do currículo oculto nesse ensino e elenca a necessidade de mudar o impacto negativo dele. |
A preliminary survey of professionalism teaching practices in anatomy education among Indian Medical Colleges |
Ilavenil Karunakaran, Ponniah Thirumalaiko-lundusubramanian e Sheela Das Nalinakumari. |
Anatomical Sciences Education – 2017. |
Discute o ensino do profissionalismo e outros comportamentos em aulas de anatomia. Menciona o currículo oculto como processo de ensino ao profissionalismo. |
The Hidden Ethics Curriculum in Two Canadian Psychiatry Residency Programs: a qualitative study |
Mona Gupta, Cynthia Forlini, Keith Lenton, Raquel Duchen e Lynne Lohfeld. |
Academic Psychiatry – 2016. |
Compara a forma como a ética é abordada no currículo formal, informal e oculto em dois programas de residência em psiquiatria. Posteriormente, argumentam sobre como o currículo oculto poderia ser utilizado na educação em ética médica e como seus valores são perpetuados pelo(a)s estudantes. |
Student and Faculty Reflections of the Hidden Curriculum |
Julia Bandini, Christine Mitchell, Zachary D. Epstein-Peterson, Ada Amobi, Jonathan Cahill, John Peteet, Tracy Balboni e Michael J. Balboni. |
American Journal of Hospice and Palliative Medicine – 2017. |
Em entrevistas com estudantes e professores da escola médica de Harvard sobre os desafios psicológicos, morais e espirituais durante a formação médica no atendimento de pacientes graves, percebeu-se o quanto o currículo oculto é importante para modelar os valores e comportamentos do(a)s estudantes nessa caminhada e desenvolver o profissionalismo enquanto futuros médicos(a)s. |
Trickle-down professionalism: hidden curriculum and the pediatric hospitalist |
Jared P. Austin. |
Hospital Pediatrics. – 2015. |
O currículo oculto carrega componentes poderosos e destrutivos e discute o seu impacto naquilo que sustenta o profissionalismo: o respeito. |
The role of the hidden curriculum in “on doctoring” courses |
Frederic W. Hafferty, Elizabeth H. Gaufberg, e Joseph F. O’Donnell. |
AMA Journal of Ethics – 2015. |
O artigo traz a história do currículo oculto (quando passou a ser considerado), apresenta conceitos e diferenciações (currículo formal, currículo informal, currículo oculto e currículo nulo) e apresenta a estratégia do On doctoring. |
Harnessing the hidden curriculum: a four-step approach to developing and reinforcing reflective competencies in medical clinical clerkship |
Cheryl L. Holmes, Ilene B. Harris, Alan J. Schwartz e Glenn Regehr. |
Advances in Health Sciences Education: Theory and Practice – 2015. |
O artigo propõe incorporar o(a)s estudantes no processo de mudar a cultura da medicina por meio da educação. Questiona como os educando(a)s podem resistir à adoção de atitudes e comportamentos não profissionais, mesmo presenciando seus mentores e preceptore(a)s adotando no âmbito clínico (currículo oculto). |
Hidden Curricula, Ethics, and Professionalism: Optimizing Clinical Learning Environments in Becoming and Being a Physician: A Position Paper of the American College of Physicians |
Lisa Soleymani Lehmann, Lois Snyder Sulmasy e Sanjay Desai. |
Annals of internal medicine – 2018. |
Tal artigo busca disponibilizar estratégias; e identificar desafios e oportunidades para revelar o que está oculto, visando promover o desenvolvimento de aprendizagens reflexivas e resilientes, refletindo nos valores centrais da medicina. |
Feedback fundamentals in surgical education: tips for success |
Rebecca L. Hoffman, Jacob A. Petrosky, Mariam F. Eskander, Luke V. Selby e Afif N. Kulaylat. |
Bulletin of the American College of Surgeons – 2015. |
O trabalho realizou dinâmicas de pequenos grupos para discussão dos aspectos considerados negativos do currículo oculto (por exemplo, abuso verbal, humilhação pública e discriminação de gênero e racial). |