Acessibilidade / Reportar erro

Fatores presentes na satisfação dos usuários na Atenção Básica

Factors influencing user satisfaction with Primary Health Care

Factores presentes en la satisfacción de los usuarios en la Atención Básica

Trata-se de uma revisão integrativa de 11 artigos científicos selecionados sobre satisfação dos usuários, por meio dos dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), publicados no período de 2012 a 2018. O material textual foi processado pelo software IRaMuTeQ®. A análise textual produziu sete classes que geraram três categorias: Organização e coordenação do cuidado – equipe de apoio matricial, procedente das classes 5, 6 e 1; Satisfação do usuário – marcação de consulta e atendimento das classes 2 e 7; Indicadores socioeconômicos e diferenças regionais das classes 3 e 4. Os fatores presentes na satisfação dos usuários foram acessibilidade, continuidade do cuidado, longitudinalidade, integralidade e resolubilidade, considerados atributos importantes na reorientação da organização dos serviços e das práticas dos profissionais.

Palavras-chave
Atenção primária à saúde; Avaliação em saúde; Satisfação do paciente


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br