SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Institutional crisis in the Argentine UniversityTitle: epistemological and theoretical chanllanges for the environmental curricula of postgraduate studies índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

BRACCIALLI, Luzmarina Aparecida Doretto; RAPHAEL, Hélia Sonia; CHIRELLI, Mara Quaglio  e  OLIVEIRA, Maria Amélia Campos de. Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional. Avaliação (Campinas) [online]. 2008, vol.13, n.1, pp.101-118. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772008000100006.

Este estudo aborda a avaliação do exercício da prática profissional (EAPP) no curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema); tem como objetivo analisar a concepção de avaliação do professor que realizou o EAPP com estudantes de primeira a quarta séries do curso. Trata-se de um estudo qualitativo, modalidade análise de conteúdo e identificação da seguinte temática: as ambigüidades do processo de avaliação. Constata-se que a concepção do professor na avaliação no EAPP aproxima-se muito da abordagem de competência dialógica, que articula e integra resultados, atributos e contexto em situações distintas, com diferentes formas de realizar tarefas essenciais para a formação do enfermeiro. Contradições no processo avaliativo entre os professores, porém, estão presentes e necessitam ser constantemente trabalhadas.

Palavras-chave : Avaliação; Currículo; Ensino; Inovação curricular; Enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons