SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Estudantes e avaliaçãoA aprendizagem baseada em projectos interdisciplinares: avaliação do impacto de uma experiência no ensino de engenharia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

CARDOSO, Sónia; SANTIAGO, Rui  e  SARRICO, Cláudia. As atitudes dos estudantes face à avaliação das instituições de ensino superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 29-58. ISSN 1414-4077.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772010000300003.

Apesar da sua importância para a avaliação das instituições de ensino superior, os estudantes parecem não constituir, ainda, um objecto de estudo relevante no campo da investigação sobre este processo de regulação institucional. Reconhecendo esta lacuna, o presente estudo pretende, através da análise das representações que os estudantes elaboram deste processo, indagar sobre os contornos que emolduram as suas atitudes relativamente ao mesmo. Recorre, neste sentido, ao enquadramento metodológico e aos resultados empíricos de uma investigação mais abrangente, que tem por objecto a análise do conteúdo das representações estudantis da avaliação das instituições de ensino superior. A análise dos resultados permite concluir que os estudantes assumem atitudes tendencialmente positivas face à noção e à implementação da avaliação, como resultado da legitimidade que lhe reconhecem. Esta legitimidade surge, por sua vez, conectada, essencialmente, com razões instrumentais, ligadas ao incremento da qualidade das instituições, dos cursos e da docência e, em última instância, à promoção da integração dos futuros graduados no mercado de trabalho.

Palavras-chave : Ensino superior; Avaliação; Estudantes; Representações estudantis; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português