SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Aprendizagem ao longo da vida e avaliação do desempenho profissionalComissão própria de avaliação (cpa): similaridades e dessemelhanças no uso da estratégia na educação superior e em escolas do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SILVA, Assis Leão da  e  GOMES, Alfredo Macedo. Avaliação institucional no contexto do sinaes: a cpa em questão. Avaliação (Campinas) [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 573-601. ISSN 1414-4077.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772011000300005.

O estudo trata da política de avaliação da educação superior, o SINAES, com ênfase especial sobre a atuação das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) no processo de implementação de avaliação institucional nas universidades federais. Parte-se do pressuposto de que as indefinições acerca da dinâmica de implementação do SINAES têm dificultado a adoção de uma concepção de avaliação mais próxima de seus princípios e pressupostos teórico-metodológicos. Analisa-se as atividades desenvolvidas pela CPA com o objetivo de problematizar a dinâmica de implementação do SINAES no que se refere ao processo de avaliação interna. Os dados foram levantados por meio de entrevistas com os membros da CPA em duas Universidades Federais situadas na região Nordeste do Brasil. Foram também levantados a legislação pertinente e documentos junto as IFES. A análise dos dados revela, entre outras coisas, que o SINAES, por meio da auto-avaliação, não tem conseguido instituir a prática da avaliação sistêmica baseada no paradigma subjetivista.

Palavras-chave : Educação superior; Auto-avaliação; SINAES; CPA; Universidades Federais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português