SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3higher education in latin america: unsolvable problems or misleading recipes?Exercício de avaliação da prática profissional como estratégia de ensino e aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

BITTAR, Marisa; SILVA, Márcia Regina da  e  HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Produção científica em dois periódicos da área de educação. Avaliação (Campinas) [online]. 2011, vol.16, n.3, pp.655-674. ISSN 1414-4077.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000300009.

O presente artigo focaliza a avaliação da produção científica em Educação veiculada entre 2001 e 2007 em duas das principais revistas da área: a Revista Brasileira de Educação (RBE) e a Revista Brasileira de História da Educação (RBHE). A metodologia adotada constou da seleção leitura dos resumos e textos integrais dos estudos e categorização de autores e temas abordados, os quais foram analisados à luz das abordagens dos estudos bibliométricos e da pesquisa histórica analítico-descritiva. Os resultados obtidos apontaram que o comportamento de publicação dos autores na RBHE e da RBE são similares e que a produção científica em Educação possui particularidades, porém traz em seu cerne características da pesquisa em Ciências Humanas em geral; por exemplo, índices elevados de publicação individual, predileção para utilizar como referências livros e capítulos de livros, frequência elevada de comunicação científica em fontes nacionais, entre outras características.

Palavras-chave : Pesquisa em educação; Avaliação da produção científica; Análise bibliométrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons