SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Produção científica em dois periódicos da área de educaçãoEnsino, pesquisa e gestão acadêmica na universidade: Teaching, research and higher education academic management índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

COSTA, Maria Cristina Guimarães da; MAZZONI, Cleber José; BRACCIALLI, Luzmarina Aparecida Doretto  e  MORAES, Magali Aparecida Alves de. Exercício de avaliação da prática profissional como estratégia de ensino e aprendizagem. Avaliação (Campinas) [online]. 2011, vol.16, n.3, pp.675-684. ISSN 1414-4077.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772011000300010.

Este artigo enfoca a avaliação da prática profissional em uma Faculdade Pública nos Cursos de Medicina e Enfermagem. Tem como objetivo avaliar o Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP), como estratégia de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo qualitativo, análise de conteúdo, modalidade temática, envolvendo professores e estudantes das 2ªs séries desses cursos. Noventa e oito por cento dos estudantes e 76% dos professores consideraram as atividades de ensino e aprendizagem satisfatórias. As temáticas abordadas foram o exercício de avaliação da prática profissional, facilitando a aprendizagem significativa e o desenvolvimento da competência profissional, e a importância do trabalho em grupo no desenvolvimento da aprendizagem por cooperação. O EAPP mostrou-se potente instrumento de ensino e aprendizagem para formação de profissionais de saúde, porém o investimento permanente na capacitação docente se faz necessário.

Palavras-chave : Avaliação; Educação; Ensino superior; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons