SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Statistical tables and graphs codification and decodification abilities: a comparative study with pedagogy teachers and students of basic elementary educationTrajetória de egressos da pós- graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais: uma ferramenta para avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

CUERVO, Angel Alberto Valdés; NORIEGA, José Ángel Vera  e  MARTINEZ, Ernesto Alonso Carlos. Medição de competências científicas em professores de educação superior tecnológica. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 237-254. ISSN 1414-4077.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772012000100012.

Foi realizado um estudo descritivo com o propósito de estabelecer a estrutura fatorial sustentável do questionário para medir 'Percepção dos docentes sobre o desenvolvimento de competências científicas' e avaliar a sua confiabilidade. Através da análise estrutural se chegou a um modelo sustentável o qual consta de três variáveis latentes chamadas Gestão e Divulgação, Desenvolvimento e, finalmente, Desenho, com um total de 15 indicadores. Conclui- se que o instrumento pode ser utilizado para medir o desenvolvimento percebido por docentes em suas competências científicas já que o seu uso se sustenta do ponto de vista teórico e prático.

Palavras-chave : Competências; Desenvolvimento tecnológico; Educação superior tecnológica; Análise estrutural.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · pdf em Espanhol