SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Conceptual dichotomies of higher education evaluatonDesertion in a physical education program at the Federal University of Piauí author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

MURATA, Karina Tiemi  and  BARREIRA, Cristiano Roque Antunes. Reflexividade em saúde: investigação fenomenológica do processo reflexivo prevalente entre os formandos em educação física. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 365-390. ISSN 1414-4077.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772012000200005.

O presente trabalho buscou identificar e compreender como se dão os processos reflexivos prevalentes na relação interpessoal constituída na atuação pré-profissional de formandos em um curso na área da educação física. Tendo em vista este objetivo, utilizou-se a fenomenologia como um método capaz de identificar o sentido das coisas dadas à consciência. Optou-se também pela utilização adaptada de um roteiro de supervisão para psicólogos do esporte por abordar amplamente os variados aspectos da experiência relacional em contexto de atendimento. Os resultados apontam para a prevalência do modo de pensamento mecanicista como plano de fundo de uma reflexividade causal e restrita durante a atuação pré-profissional destes formandos. Assim, uma atuação dirigida à reflexibilidade, possibilita uma abertura ao relacionamento interpessoal de maneira a incluir o sujeito a quem a prática se destina como agente do processo, e não como objeto de intervenção. O método fenomenológico pode auxiliar na manutenção e constante aprimoramento deste processo reflexivo, uma vez que permite compreender as dimensões de ordem existencial da atividade física.

Keywords : Reflexividade; Fenomenologia; Educação Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese