SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Reflexivity in health: phenomenological research on the reflective process prevalent among graduates in physical educationA methodological instrument for the analysis of the university-government relationship in peripheral countries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

SILVA, Francisca Islandia Cardoso da; RODRIGUES, Janete De Páscoa; BRITO, Ahecio Kleber Araújo  and  FRANCA, Nanci Maria de. Evasão escolar no curso de educação física da Universidade Federal do Piauí. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 391-404. ISSN 1414-4077.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772012000200006.

O presente estudo teve como objetivo investigar os fatores que motivaram a evasão de alunos ingressantes em 2005 no curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Federal do Piauí. Inicialmente, utilizaram-se informações (nome, contato telefônico, período de egressão e endereço) fornecidas pela coordenação do curso a cerca dos 66 alunos ingressantes em 2005 via vestibular. Os demais dados, pessoais e acadêmicos, foram coletados mediante a aplicação de questionários junto aos alunos diplomados em tempo ideal e aos alunos declarados evadidos do curso. A amostra foi composta por 10 alunos diplomados e 11 alunos evadidos. A pesquisa empírica foi realizada no período de agosto a novembro de 2010. Os resultados da pesquisa revelaram que os fatores responsáveis pela evasão dos alunos foram: falta de informações sobre o curso, descontentamento com a profissão, imaturidade ao escolher o curso, pouca interação com o curso, e, simultaneidade de dois cursos. Verificou-se três situações distintas que circundam o processo de evasão do aluno. A primeira é caracterizada pelo abandono do curso de Educação Física para concluir um segundo curso já iniciado; a segunda consiste no abandono do curso para iniciar outro; e a terceira situação caracteriza-se pela evasão total do ensino superior. Conclui-se como principal fator responsável pela evasão do grupo de alunos avaliado, a escolha do curso de maneira equivocada e precipitada por parte do aluno.

Keywords : Ensino superior; Evasão; Educação Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese