SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Desertion in a physical education program at the Federal University of PiauíEvaluation of the presence of environmental sustainability in the education of undergraduate programs at the University of Passo Fundo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

SILVA, Rogério Bezerra da. Um instrumental metodológico para a análise da relação universidade-governo nos países de capitalismo periférico. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 405-432. ISSN 1414-4077.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772012000200007.

O problema fundacional da relação entre universidade e governo diz respeito à manutenção dele como fomentador do conhecimento produzido por ela, sem que ele venha a interferir nas autonomias de gestão e de pesquisa dela. Ao se combinar os estudos sobre a universidade dos países periféricos e dos países avançados com as análises do processo de tomada de decisão se pode delinear um instrumental que permita verificar o quanto as autonomias da universidade são constringidas pelo governo. No caso brasileiro, a aplicação desse instrumental mostra que, apesar de tanto se falar sobre a intervenção governamental na universidade, é a própria comunidade de pesquisa, que conta com o apoio dos burocratas das agências de apoio à pesquisa, que ditam os rumos das autonomias da universidade.

Keywords : Universidade; Governo; Autonomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese