SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Institutional self-evaluation in the decision-making process at HEIs: a case study of SENAC/SC higher education schoolBetween practiced rhetoric and perceived reality in the process of teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

SOUZA, Saulo Aparecido  and  REINERT, José Nilson. Participação discente nas publicações da pós-graduação: um estudo comparativo entre programas públicos e privados de administração. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 481-502. ISSN 1414-4077.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772012000200010.

Este estudo analisa a participação discente nas publicações de programas públicos e privados de pós-graduação em Administração brasileiros entre 2000 e 2008, bem como possíveis diferenças nas participações por tipo de publicação. Realizou-se um levantamento incluindo 2.995 publicações de 38 programas de pós-graduação em Administração, no intervalo entre 2000 e 2008, a partir de dados secundários da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os resultados indicam que a participação discente nas publicações dos programas de pós-graduação em Administração é maior entre os programas de instituições de ensino superior (IES) públicas do que nas privadas ao longo da série. Já a participação em relação ao total publicado pelos respectivos segmentos é maior entre os programas de IES públicas no início do intervalo 2000-2008, mas se tornou não significativamente diferente nos últimos anos da série. A participação discente nas publicações dos programas de IES privadas está aumentando em uma razão maior do que a verificada em programas de IES públicas.

Keywords : Publicação discente; Publicação na pós-graduação; Avaliação da pós-graduação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese