SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Ideas para una reforma del componente legal relacionado con la tipología de las instituciones de educación superiorGraduate studies and their dialogues with basic education: historical (dis)encounters and the perpetuation of the socio-educational apartheid. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

LEITE, Denise  y  GENRO, Maria Elly Herz. Avaliação e internacionalização da educação superior: Quo vadis América Latina?. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.3, pp.763-785. ISSN 1414-4077.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000300009.

Este artigo apresenta os temas da avaliação, acreditação e internacionalização das instituições de educação superior de América Latina e Caribe. Discute os cânones da globalização e da mercadorização da educação superior, contextos nos quais se estabelecem as políticas de avaliação. Apresenta as imbricações entre os conceitos de hegemonia, imperialismo e globalização neoliberal que sustentam sua compreensão.  A seguir, levanta evidências sobre a constituição e 'práticas' de um novo imperialismo, o imperialismo benevolente, que está a produzir as estratégias do Processo de Bolonha com vistas à formação de uma zona comum de educação superior formada por América Latina, Caribe e União Europeia. Há atores hegemônicos que sustentam estes interesses. Demonstra a seguir, a existência de suas ações na indução de relações entre agências de acreditação e avaliação, entre redes de agências, entre projetos para o estabelecimento de indicadores institucionais globais que redundam em procedimentos para internacionalização das instituições de educação superior. Ao final, argumenta que as políticas têm consequências sobre os caminhos futuros da educação superior latino-americana porque geram novos modelos de instituições e induzem à formação de valores que negam o fortalecimento do espaço público e a reinvenção de subjetividades democráticas.

Palabras clave : Políticas avaliação; Internacionalização; Redes Acreditação; Imperialismo benevolente; Educação Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons