SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Notes on the recent transformations of the Brasilian public universityEvaluation in private higher education as a technology neoliberal regulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

MIRANDA, Adílio Renê Almeida; CAPPELLE, Mônica Carvalho Alves; MAFRA, Flávia Luciana Naves  and  MOREIRA, Lílian Barros. Trabalho, socialização e identidade: um estudo com professoras gerentes de uma universidade pública. Avaliação (Campinas) [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.353-375. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.590/S1414-40772015000200005.

O objetivo deste trabalho foi o de compreender como a socialização, principalmente, a organizacional, atua na dinâmica identitária de professoras que assumiram/assumem cargos gerenciais em uma universidade pública. Para tanto, utilizou-se uma abordagem de caráter qualitativo, com o método de pesquisa história de vida, na qual foram entrevistadas sete professoras gerentes. Percebeu-se que as experiências e as memórias resgatadas desde a infância, assim como os processos de socialização, contribuem para a compreensão da dinâmica identitária delas. Verificou-se que alguns traços adquiridos e comportamentos aprendidos no espaço familiar ainda perduram no cotidiano de algumas. Para outras, as conquistas ao longo da vida e, principalmente, as atuais na esfera profissional, ganham sentido de superação de vivências do passado e de identidades ligadas a elas.

Keywords : Socialização; Dinâmica identitária; Professoras gerentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )