SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Work, socialization and identity: a study with manager professors at a public universityEnvironmental education at UFMG - 1998-2011: academic research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

NUNES, Mário Luiz Ferrari  and  NEIRA, Marcos Garcia. A avaliação no ensino superior privado como tecnologia neoliberal de regulação. Avaliação (Campinas) [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.377-399. ISSN 1982-5765.  http://dx.doi.org/10.590/S1414-40772015000200006.

Este artigo analisa como as práticas avaliativas presentes no currículo de Licenciatura em Educação Física de uma instituição privada de Ensino Superior subjetivam sujeitos em meio à cultura empresarial mediante alusões à eficiência, flexibilidade e mérito. Os dados empíricos foram confrontados com as contribuições que os Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, têm proporcionado aos debates sobre o currículo. Os resultados indicam que os sujeitos são falados, pensados e constituídos no interior de práticas avaliativas que contribuem para a consolidação da ideologia neoliberal na qual o Estado assume papel de auditor e os sujeitos tornam-se clientes responsáveis por si mesmos.

Keywords : Ensino superior privado; Práticas avaliativas; Licenciatura em educação física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )