SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Evaluation of learning in higher education: the scientific production of the journal Estudos em Avaliação Educacional in questionContributions of general education to the training doctors and educators from a public university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

ANDRIOLA, Wagner Bandeira  and  OLIVEIRA, Karla Roberta Brandão de. Autoavaliação institucional na Universidade Federal do Ceará (UFC): meio século de história. Avaliação (Campinas) [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.489-512. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.590/S1414-40772015000200011.

Trata-se de um texto que retrocede às origens da Universidade Federal do Ceará (UFC), situando a Autoavaliação Institucional em todas as fases do desenvolvimento institucional. Para tal, revela a preocupação da Administração Superior, nas fases iniciais de funcionamento da instituição, em dar voz à comunidade interna. Destaca, ao longo de sua trajetória histórica, como diversos procedimentos e estudos se debruçaram sobre especificidades institucionais que impactam sobre a qualidade das atividades universitárias, bem como sobre a formação do alunado. Revela a criação de setores responsáveis pela execução desses estudos, bem como de comissões que, baseadas em princípios epistemológicos, metodológicos e teóricos, têm conduzido a Autoavaliação Institucional ao longo dos quase 60 anos de existência da UFC.


Keywords : Autoavaliação institucional; Ensino superior; Avaliação educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )