SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Comparative Higher Education: Worldwide Trends and of Latin America and the CaribbeanQuality assurance and evaluation system in japanese higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

DIDRIKSSON, Axel. Economia política do conhecimento: contrapontos. Avaliação (Campinas) [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.33-69. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000100003.

A análise da relação entre educação e desenvolvimento econômico está se renovando, devido às novas avaliações do contexto econômico-social e global; e também muda a perspectiva do conceito de capital humano, alterando a forma como este é gerado em instituições de ensino. As novas bases de organização e formação do conhecimento são hoje um novo valor social e econômico que se configuram em períodos de transição estrutural de onda longa com efeitos e causas desiguais entre o que está surgindo e o que está em processo; neste contexto, as políticas públicas e as instituições universitárias, culturais e todas as relacionadas com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, chegam a ser determinantes para definir o sentido que se adote a respeito do tipo de sociedade que se deseja. Este artigo examina alguns pontos que têm conjunturalmente explicado os modelos de política econômica, que determinaram a forma de construir o conhecimento e, em sua ordem mais geral, esboçaram os cenários em que a política econômica foi historicamente definida, pontos que agora estão sendo revistos em sua vigência e abordagem.

Keywords : Ensino de economia política; Papel da economia; Análise da educação e capital humano; Valor do conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )