SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Political Economy of Knowledge: CounterpointsMetaevaluation: a decade of Institutional Evaluation Process of SINAES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

YAMAGUCHI, Ana Mami  and  TSUKAHARA, Shuichi. Sistema de Asseguramento da Qualidade e Avaliação na Educação Superior do Japão. Avaliação (Campinas) [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.71-87. ISSN 1982-5765.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000100004.

Este artigo tem como objetivo contribuir para o debate sobre responsabilização (accountability) e avaliação da educação superior (ES) introduzindo o sistema japonês. Discutiremos primeiro as circunstâncias e o debate sobre o sistema japonês de ES, para depois analisarmos o desenvolvimento histórico do sistema de asseguramento da qualidade e avaliação. Desde 1990, com a implementação de políticas focadas na liberalização, desregulação e aumento da autonomia institucional, o papel do governo federal que até então era de estabelecer regulações estritas e padrões de qualidade para o estabelecimento das instituicões de ES, tem mudado para o papel de organizar um sistema de avaliação que possa medir os resultados de aprendizagem e aumentar a responsabilização das instituições de ES. Finalmente sugerimos o que o Japão pode aprender do Brasil para a organização de um sistema de avaliação em um nível nacional que possa mais eficientemente apoiar e avaliar as instituições de ES.

Keywords : Palavras-chave; Educação superior do Japão; Asseguramento da qualidade; Sistema de avaliação; Programa de avaliação do Brasil.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )