SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Quality assurance and evaluation system in japanese higher educationUniversity curriculum: from neoliberal mexico to neoliberal brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

PINTO, Rodrigo S; MELLO, Simone P. T. de  and  MELO, Pedro A. Meta-avaliação: uma década do Processo de Avaliação Institucional do SINAES. Avaliação (Campinas) [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.89-108. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000100005.

O estudo apresenta a meta-avaliação do Processo de Avaliação Institucional das IES Brasileiras via SINAES, de 2004 a 2014, considerando o acompanhamento e a revisão do sistema. Foram analisadas as IES que finalizaram o seu Processo de Avaliação Institucional e que tiveram seu recredenciamento publicado no Diário Oficial da União em 2014, totalizando 66 universidades. Resultados indicam que as privadas não tiveram média conceitual abaixo do nível satisfatório de qualidade em nenhuma Dimensão. As públicas obtiveram média conceitual insatisfatória na Dimensão 1 – Missão e PDI e na 8 – Planejamento e Auto-avaliação. A meta-avaliação é oportuna e necessária, qualificando o processo numa perspectiva somativa.

Keywords : Meta-avaliação; Processo de avaliação institucional; Dimensões institucionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )