SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Metaevaluation: a decade of Institutional Evaluation Process of SINAESThe concepts of course coordinators about the dropout, academic failure rates and about intervention strategies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira. Currículo universitário: do México ao Brasil neoliberais. Avaliação (Campinas) [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.109-123. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000100006.

O objetivo deste estudo foi discutir e comparar percepções e ações curriculares de professores universitários mexicanos e brasileiros. Contextualizando as realidades socioeconômicas dos dois países e, principalmente, as políticas governamentais voltadas ao ensino superior, observa-se, nas várias falas dos professores, uma abordagem simplista de currículo, significando-o apenas como preocupações de conteúdos administrados em disciplinas e planos de ensino. Aspectos da realidade social, política e econômica são desatrelados do pensamento e prática curriculares, onde o maior objetivo se tornou a adequação ao mercado de trabalho. Nota-se, direta e indiretamente, influências do pensamento e práticas neoliberais no posicionamento desses professores tanto quanto ao currículo como com a própria funcionalidade do ensino superior, refletindo e reproduzindo, em seus discursos e práticas, as políticas governamentais neoliberais vigentes.

Keywords : Currículo universitário; Políticas; Neoliberalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )