SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3International education and the results of Brasil-Germany cooperation at UnicentroPhilosophy of technology and education: Conservation or innovative critique of modernity? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

LOURENCO, Cléria Donizete da Silva; LIMA, Manolita Correia  y  NARCISO, Eliza Rezende Pinto. Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração?. Avaliação (Campinas) [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.691-718. ISSN 1414-4077.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000300003.

A formação do professor universitário tem sido entendida, por força da tradição e ratificada pela legislação, como atinente aos saberes do conteúdo de ensino. Ser docente no ensino superior, no entanto, não é apenas uma questão de domínio de conteúdo. A prática pedagógica de ensino é complexa e contextualizada. Com esse entendimento, procurar-se-á, neste ensaio acadêmico, argumentar em favor da importância da formação pedagógica do professor universitário buscando subsídios na área da educação para desenvolver o argumento. Assim, o objetivo é conhecer como a formação pedagógica do professor universitário é tratada pela legislação e pela literatura acadêmica.

Palabras clave : Formação de professor; Ensino superior; Administração.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )