SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Philosophy of technology and education: Conservation or innovative critique of modernity?The relevance of institutional self-evaluation process in the technological university for defining the good professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

FONTELE, Tereza Lúcia Lima  y  CRISOSTOMO, Vicente Lima. PROUNI - pontos controversos sob a análise de alunos bolsistas. Avaliação (Campinas) [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.739-766. ISSN 1414-4077.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000300005.

Este trabalho analisa o Programa Universidade para Todos- PROUNI, criado como uma política afirmativa de democratização do acesso à educação superior. Materializado numa transação entre instituições privadas de educação superior e o governo federal, mediante incentivos fiscais, o PROUNI tem despertado bastantes polêmicas. Considerando que a efetividade de um programa dessa magnitude só pode analisada em médio e longo prazo, este trabalho soma-se ao debate sobre essa política pública, levado a efeito em distintos fóruns. O artigo tem como objetivo a realização de uma análise do programa a partir da opinião dos seus beneficiários, considerando que pouco há sido feito nessa direção. A partir do cotejamento de opiniões de bolsistas do PROUNI, pode-se alcançar a apreciação dessa política pública sob a óptica desses estudantes, procedimento considerado relevante, sobretudo por ter alargado os prismas da análise. Os resultados alcançados sinalizam que, de fato, o PROUNI atende às demandas de determinado segmento da população por inclusão no ensino superior. No entanto, os beneficiários consideram que há necessidade de ajustes no programa e que a formação acadêmica que ora recebem foi definida mais por perspectivas do mercado de trabalho e por conveniências das instituições que pelo critério da aptidão. A atividade laboral foi apontada como justificativa ao baixo desempenho acadêmico dos bolsistas, tendo sido encontrados na fala dos beneficiários indícios da existência de discriminação.

Palabras clave : Políticas educacionais; Educação superior; Programa Universidade para Todos - PROUNI; Democratização do acesso ao ensino superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )