SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Academic profession and scholarship of teaching: new look at the multiple functions of university professorEducational sector of MERCOSUR: convergence and regional integration of brazilian higher education índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

FUENTES, Sebastian Gerardo. O crescimento dos programas de pós-graduação em educação na Argentina. Notas sobre a estrutura da oferta e as políticas de avaliação. Avaliação (Campinas) [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.859-900. ISSN 1414-4077.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000300011.

O trabalho apresenta uma caracterização do campo da pós-graduação em educação na Argentina. São descritos: tipos de programas de pós-graduação, temáticas, tipo de gestão, localização regional, integração institucional e a avaliação recebida pelo organismo de avaliação. É analisado o crescimento dos programas de pós-graduação na Argentina a partir da expansão da matrícula universitária, chamada massificação do ensino superior e da intensificação dos critérios de avaliação a nível universitário e no sistema de ciência e tecnologia. Necessidades de desenvolvimento acadêmicos de professores que organizam oferta de pós-graduação, de um lado; e as necessidades acadêmicas de formação de professores universitários, pesquisadores e professores de outros níveis de ensino, por outro lado, são condensados ​​na criação de estruturas de pós-graduação nas mesmas instituições (oferta), que por sua vez são avaliados pelo nível de seu ensino e estruturas de formação. Avaliação, como um meio de regulação das instituições, dos programas de pós-graduação e do corpo docente, contribui para a geração de circuitos e critérios de profissionalização da formação acadêmica, e reprodução, por sua vez, desigualdades de vários tipos (incluindo regionais).

Palabras clave : Pós-graduação; Profissionalização; Argentina; Avaliação; Universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )