SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Exam cheating in Brazilians' universities: similarities with a portuguese researchPedagogical assumptions of current health-related higher education majors in Brazil: historical backgrounds and theoretical frameworks índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

LACERDA, Leo Lynce Valle de; FERRI, Cássia  y  DUARTE, Blaise Keniel da Cruz. SINAES: avaliação, accountability e desempenho. Avaliação (Campinas) [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.975-992. ISSN 1414-4077.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000300015.

Neste estudo examinou-se a prática do SINAES, o primeiro Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Brasil, e sua operacionalização desenvolvida sob o critério da eficiência institucional em seu produto final, o aluno concluinte. As modalidades do sistema são discutidas: o exame nacional dos cursos, a avaliação externa dos cursos de graduação e o processo de autoavaliação, bem como é analisada a lógica do desempenho por meio de índices criados pelo sistema. Estabelece-se uma discussão acerca do que previa o sistema em seu documento original em relação aos processos de avaliação e regulação e o que efetivamente ocorreu na prática: uma forma incipiente de um modelo de accountability baseado em exame de desempenho. Discute-se a minimização da avaliação e a sobreposição do exame em relação aos demais processos, investigando-se a premissa de que o exame é utilizado como insumo principal para a regulação por ser generalizável para todo o contexto educacional brasileiro. Conclui-se que a diversidade das instituições brasileiras impossibilita a generalização do exame e o uso deste como produto final.

Palabras clave : Educação superior; Avaliação; Regulação; Accountability.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )