Issa (2012ISSA, T. Promoting learning skills through teamwork assessment and self/ peer evaluation in higher education. IADIS INTERNATIONAL CONFERENCE ON COGNITION AND EXPLORATORY LEARNING IN DIGITAL AGE- CELDA. Madrid, 2012.) |
Pensamento crítico para a resolução de problemas e para a tomada de decisões |
Qualitativa: avaliação pelo professor do trabalho final de cada aluno. |
267 alunos escolheram seus pares (1:1) com expectativas semelhantes. |
Não especificada. |
Wen; Tsai (2006WEN, M. L; TSAI, C. C. University Students’ Perceptions of and Attitudes Toward (Online) PA.PA. Higher Education, Netherlands v. 51, n. 1, p. 27-44, 2006.) |
Concepções de aprendizagem (fragmentada e coesa); Abordagens à aprendizagem (profundas e superficiais) |
Qualitativa: feedback (escrito) pelos seus pares e quantitativa pelo instrutor utilizando rubricas. |
163 alunos divididos em grupos. Cada aluno recebe avaliação de 4 ou 5 pares do grupo. |
Sistema de OPA não especificado |
Bouchoucha; Wozniak (2010BOUCHOUCHA, S.; WOZNIAK, H. Is PA of asynchronous group discussions fostering skills relevant to our future graduates? Proceedings ascilite Sydney, Sydney, 2010.) |
Comunidade de aprendizagem mediada por comunicação assíncrona. |
Quantitativa: mensagens postadas em fóruns de discussão avaliadas através de escalas de 0 a 5. |
93 alunos distribuídos aleatoriamente em 11 grupos, compostos por 8 ou 9 alunos cada. |
Fórum de discussão e Sistema de classificação por estrelas, ambos do Blackboard. |
Eugenia (2014EUGENIA, M.W. Using a mixed research method to evaluate the effectiveness of formative assessment in supporting student teachers’ wiki authoring. Computers & Education, Amsterdã, v. 73, p. 141-148, 2014.) |
Avaliação para a aprendizagem |
Quantitativa: rubricas elaboradas pelo professor. |
76 alunos distribuídas em 11 grupos de 3 a 5 integrantes. Cada aluno de cada grupo, deveria fornecer feedback a outros 4 grupos. |
Wiki e fórum de discussão. |
Grez;Valcke (2013GREZ, L.; VALCKE, M. Student Response System and How to Make Engineering - Students Learn Oral Presentation Skill. International Journal of Engineering Education, v. 29, n. 4, p. 940-947, 2013.) |
Feedback. Autoavaliação da aprendizagem. |
Quantitativa: rubricas baseadas em 9 critérios. |
95 alunos distribuídos em 6 grupos com em média 12 integrantes. A apresentação de cada aluno foi avaliada por, em média, 6 alunos (1:6) de seus respectivos grupos. |
Sistema de Resposta do Aluno. |
Wing-Shui (2012WING-SHUI, NG. The Impact of PA and Feedback Strategy in Learning Computer Programming in Higher Education. Issues in Informing Science and Information Technology, Santa Rosa, California, v. 9, 2012.) |
Feedback na aprendizagem de programação de computadores. |
Qualitativa: feedback oral. |
Formação de pares (1:1). |
Plataforma de programação não especificada |
AL-Smadi, M.; Guetl; Kappe (2009AL-SMADI, M.; GUETL, C.; KAPPE, F. PASS: peer-assessment approach for modern learning settings. In: SPANIOL, M. et al. (Eds.). Advances in Web Based Learning - ICWL 2009, Aachen, Germany, LNCS 5686, p. 44-47, 2009.) |
Uso de marcadores de textos em Sistema de PA online. |
Quantitativa: uma nota com as indicações de "0" (muito ruim) a "10" (muito bom) foi atribuída pelo aluno-avaliador ao seu par avaliado. |
27 alunos distribuídos em 2 grupos de 12 e 15 integrantes. |
Sistema de OPA: PASS desenvolvido pelos autores. |
Berns, Palomo-Duarte, Dodero; Cejas (2012Berns A., Palomo-Duarte M., Dodero J.M., Cejas A. Guess It! Using Gamificated Apps to Support Students Foreign Language Learning by Organic Community-Driven Peer-Assessment. In: Rensing C., de Freitas S., Ley T., Muñoz-Merino P.J. (eds) Open Learning and Teaching in Educational Communities. EC-TEL 2014. Lecture Notes in Computer Science, vol 8719. Springer, Cham. 2012.) |
Jogos sérios (serious games) |
Quantitativa: pares-avaliadores atribuem notas de 0 a 10 pontos, aos pares-avaliados. |
A quantidade de alunos e forma de distribuição dos pares não foram especificadas. |
Aplicativo para Android, disponível no GooglePlay: Guess It! |
Chang, Chen, Kuo; Shen (2011CHANG, S-H.; CHEN, M-L.; KUO, Y-K.; SHEN, Y-C. A Simulation-Based LED Design Project in Photonics Instruction Based on Industry-University Collaboration. IEEE Transactions on Education2011, v. 54, no. 4, 2011.) |
Aprendizagem Baseada em Projetos e Orientada por Problemas. Ambientes de aprendizagem construtivista. |
Quantitativa: avaliação por um especialista e pelos pares com atribuição de pontuações em uma escala de 1-6 pontos para cada item). |
69 alunos distribuídos em 25 equipes de 2 a 3 integrantes. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem (construtivista) |
Chen, Wei, Wua; Uden (2009CHANG, S-H.; CHEN, M-L.; KUO, Y-K.; SHEN, Y-C. A Simulation-Based LED Design Project in Photonics Instruction Based on Industry-University Collaboration. IEEE Transactions on Education2011, v. 54, no. 4, 2011.) |
Organização de “condições de aprendizagem”. Feedback. Prompts de reflexão. |
Qualitativa: feedback oral e escrito. |
157 alunos inscritos em diferentes disciplinas, distribuídos aleatoriamente em 14 condições de aprendizagem diferentes. O modo de formação dos pares não foi especificado. |
Páginas online, não especificadas |
Dominguez et al. (2012DOMINGUEZ, C.; NASCIMENTO, M.; MAIA, A.; PEDROSA D.; CRUZ, G. Insights on web-based peer review: a case study with energy engineering students. INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE PORTUGUESE SOCIETY FOR ENGINEERING EDUCATION - CISPEE, 1a., Porto, 2012.) |
Ensino colaborativo suportado por computador. Feedback. |
Quantitativa: o par-avaliador e o professor atribuem notas ao trabalho do par-avaliado utilizando as escalas 0 - 1. |
Formação de pares (1:1). Quantidade de aluno não especificada. |
Editor de texto MS-Word e Google Docs |
Levin-Peled;Kali; Dori (2007LEVIN-PELED, R.; KALI, Y; DORI, Y.J. Promoting collaborative learning in higher education: Design principles for hybrid courses. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED COLLABORATIVE LEARNING, 8a., 2007, New Jersey CSCL’07 Proceedings. 2007. p. 421-430.) |
Princípios de Design de Banco de Dados para aprendizagem significativa. |
Qualitativa: feedback escrito. |
312 alunos formaram grupos. A quantidade e forma de distribuição dos pares não foram especificadas. |
Wiki, fóruns de discussão (não especificado), documentos do office
|