SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Monitoring graduates: aids for the evaluation of Higher Education InstitutionsEducation Indicators in Higher Education Brazilian: possible interactions between performance and characteristics of the students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

SOUZA, Cláudia Daniele de; FILIPPO, Daniela De  and  CASADO, Elías Sanz. Crescimento da atividade científica nas universidades federais brasileiras: análise por áreas temáticas. Avaliação (Campinas) [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.126-156. ISSN 1414-4077.  http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000100008.

Brasil tem experimentado um crescimento científico bastante notável e o desenvolvimento do sistema público de ensino superior, sustentado principalmente pelos Programas de Pós-Graduação, desempenha um papel central. Diversas políticas públicas para promover o crescimento, a qualidade e a internacionalização das universidades tiveram um impacto evidente no sistema científico. Propõe-se descrever e analisar de que maneira tais políticas afetaram o crescimento em diferentes áreas temáticas. Considera-se como indicadores de insumos o número de alunos matriculados e professores doutores vinculados a Programas de Pós-Graduação, extraídos do sistema GeoCapes e como saída, as publicações científicas do Brasil indexadas na base de dados internacional Web of Science. Examinou-se o período 2004-2012, com foco do estudo centrando-se no caso das universidades federais brasileiras. Através de indicadores bibliométricos e estatísticos observou-se que os novos critérios de avaliação de professores e universidades têm modificado o perfil da atividade tradicional de disciplinas científicas, o que resulta particularmente evidente em áreas como Ciências Humanas e Sociais.

Keywords : Educação superior; Resultados da graduação; Egressos Sistema universitário brasileiro; Indicadores bibliométricos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )