Almeida e Borges (2007ALMEIDA, Nival Nunes de; BORGES, Mário Neto. A pós-graduação em engenharia no Brasil: uma perspectiva histórica no âmbito das políticas públicas. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 15, n. 56, p. 323-339, set. 2007. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362007000300002. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362007000300002&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Mello, Crubellate e Rossoni (2010MELLO, Cristiane Marques de; CRUBELLATE, João Marcelo; ROSSONI, Luciano. Dinâmica de relacionamento e prováveis respostas estratégicas de programas brasileiros de pós-graduação em administração à avaliação da Capes: proposições institucionais a partir da análise de redes de co-autorias. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 14, n. 3, p. 434-457, 2010. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552010000300004. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v14n3/v14n3a04.pdf
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/pdf/rac/v14n3/v14n3...
) |
Apio e Silvino (2013APIO, Adriana Linhares; SILVINO, Alexandre Magno Dias. A aula pública como instrumento preditor de desempenho docente no ensino superior. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 18, n. 2, p. 277-298, jul. 2013. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772013000200003. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000200003&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Mello, Crubellate e Rossoni (2009MELLO, Cristiane Marques de; CRUBELLATE, João Marcelo; ROSSONI, Luciano. Redes de coautorias entre docentes de programas brasileiros de pós-graduação (Stricto Sensu) em Administração: aspectos estruturais e dinâmica de relacionamento. RAM Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 10, n. 5, p. 130-153, out. 2009. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712009000500007. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000500007&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Bispo e Costa (2016BISPO, Marcelo de Souza; COSTA, Francisco José da. Artigos como avaliação discente em disciplinas de pós-graduação: instrumento educativo ou subsistema de linha de montagem? Cad. Ebape.br, Rio de Janeiro, v. 14, n. 4, p. 1001-1010, dez. 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1679-395141927. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512016000401001&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017 http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Moreira (2009MOREIRA, Antonio Flávio. A cultura da performatividade e a avaliação da pós-graduação em educação no Brasil. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 23-42, 2009. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000300003. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300003&lng=pt&tlng=pt
Acesso em: 23 fev. 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Calvosa, Repossi e Castro (2011CALVOSA, Marcello Vinicius Doria; REPOSSI, Melina Garcia; CASTRO, Pedro Marcos Roma de. Avaliação de resultados da capacitação docente: o pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense sob a ótica da produção científica e bibliográfica. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 16, n. 1, p. 99-122, mar. 2011 . Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772011000100006. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000100006&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Moreira e Velho (2008MOREIRA, Maria Lígia; VELHO, Lea. Pós-graduação no Brasil: da concepção "ofertista linear" para "novos modos de produção do conhecimento" implicações para avaliação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 3, p. 625-645, nov. 2008. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772008000300002. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772008000300002&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Canhada e Bulgacov (2011CANHADA, Diego Iturriet Dias; BULGACOV, Sergio. Strategic social practices and academic results: a doctorate in management at USP and UFRGS. Revista de Administração Pública, v. 45, n. 1, p. 7-32, 2011. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122011000100002. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122011000100002&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 14 abril 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Moreira e Velho (2012MOREIRA, Maria Lígia; VELHO, Léa. Tracking alumni of the National Institute of Space Research (INPE): a tool for program evaluation. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 17, n. 1, p. 255-288, 2012. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772012000100013. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772008000300002&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 5 jan. 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Castro (2011CASTRO, Rosane Michelli de. O programa de pós-graduação em educação da UNESP de Marília: contribuições para uma agenda de discussões sobre aspectos da política de pós-graduação no Brasil. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 16, n. 1, p. 183-200, março 2011. Dio: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772011000100010. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000100010&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Muñoz e Alonso (2015MUÑOZ, Juan M. Escudero; ALONSO, Felipe Trillo. Un análisis crítico del Espacio Europeo de Educación Superior como reforma de la enseñanza universitaria: los programas Verifica y Docentia en el contexto español. Educ. rev., Curitiba, n. 57, p. 81-97, set. 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.42112. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000300081&lng=es&tlng=es
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Castro e Porto (2012CASTRO, Pedro Marcos Roma de; PORTO, Geciane Silveira. Evaluation of Outputs of Post-doctoral Research: brief notes about the scientific production in journals. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 20, n. 74, p. 51-72, 2012. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362012000100004. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362012000100004&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 2 fev. 2017 http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Nosella (2010NOSELLA, Paolo. Research in education: a balance of the production of postgraduate programmes in education. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, p. 177-183, 2010. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000100013. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100013&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Cirani, Silva e Campanario (2012CIRANI, Claudia Brito Silva; SILVA, Heloísa Helena Marques da; CAMPANARIO, Milton de Abreu. The evolution of brazilian graduate business administration programs. Rev. adm. contemp., v. 16, n. 6, p. 765-805, 2012. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552012000600002. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552012000600002&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 12 jan. 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Patrus, Dantas e Shigaki (2015PATRUS, Roberto; DANTAS, Douglas Cabral; SHIGAKI, Helena Belintani. O produtivismo acadêmico e seus impactos na pós-graduação stricto sensu: uma ameaça à solidariedade entre pares?. Cad. Ebape.br, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 1-18, mar. 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1679-39518866. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512015000100002&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Dias e Rorato (2014DIAS, Evandro Dotto; RORATO, Rodrigo. Economic evolutionism in the brazilian graduate studies: an analysis from the vantage point of education. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 19, n. 1, p. 193-226, 2014. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772014000100010 Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000100010&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 12 mar. 2017. Quadros 2, 3 e 4. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Peixoto (2011PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda. Avaliação institucional externa no SINAES: considerações sobre a prática recente. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 16, n. 1, p. 11-36, mar. 2011. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772011000100002. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000100002&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Embiruçu, Fontes e Almeida (2010EMBIRUÇU, Marcelo; FONTES, Cristiano; ALMEIDA, Luiz. Um indicador para a avaliação do desempenho docente em instituições de ensino superior. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 795-820, dez. 2010. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362010000400008. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302005000400008&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Pezzi e Steil (2009PEZZI, Silvana; STEIL, Andrea Valéria. Análise do processo de exame de grau na pós-graduação stricto sensu. Educ. Pesqui.., São Paulo, v. 35, n. 1, p. 33-50, abr. 2009. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022009000100003. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022009000100003&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Festinalli (2005FESTINALLI, Rosane Calgaro. A formação de mestres em administração: por onde caminhamos? Organ. Soc., Salvador, v. 12, n. 35, p. 135-150, 2005. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302005000400008. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302005000400008&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Pucci (2007PUCCI, Bruno. Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação: apontamentos históricos. Rev. Bras. Educ.., Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 424-442, dez. 2007. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782007000300004. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000300004&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Fialho e Hetkowski (2017FIALHO, Nadia Hage; HETKOWSKI, Tânia Maria. Mestrados Profissionais em Educação: novas perspectivas da pós-graduação no cenário brasileiro. Educ. rev.., Curitiba, n. 63, p. 19-34, mar. 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.49135. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100019&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017 http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Ramalho e Madeira (2005RAMALHO, Betania Leite; MADEIRA, Vicente de Paulo Carvalho. A pós-graduação em educação no Norte e Nordeste: desafios, avanços e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 30, p. 70-81, 2005. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782005000300006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000300006&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 mar. 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Fischer (2007FISCHER, Nilton Bueno. Comitê Científico da ANPEd: memórias, desafios e conquistas de uma ação construída em parcerias múltiplas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 410-423, dez. 2007. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782007000300003. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000300003&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Ramos e Velho (2013RAMOS, Milena Yumi; VELHO, Lea. Doctoral education in Brazil: the weariness of the current model in face of the challenges posed by the emergence of the global system of science. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 18, n. 1, p. 219-246, 2013. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772013000100012. Disponível em : Disponível em : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000100012&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 14 fev. 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Francisco et al. (2016FRANCISCO, Anete Maria et al. Avaliação da formação de enfermeiros: o reflexo dos métodos de ensino-aprendizagem e pressupostos curriculares na prática profissional. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 21, n. 2, p. 479-502, jul. 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000200009. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200479&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Rauen e Filho (2016RAUEN, Margarida Gandara; FILHO, Afonso Figueiredo. A educação internacional e os resultados de cooperação Brasil-Alemanha na Unicentro. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 21, n. 3, p. 673-690, nov. 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000300002. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300673&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Gurgel e Leite (2007GURGEL, Carmesina Ribeiro; LEITE, Raimundo Hélio. Avaliar aprendizagem: uma questão de formação docente. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 145-168, 2007. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362007000100009. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362007000100009&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 14 fev. 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Rego (2014REGO, Teresa Cristina. Produtivismo, pesquisa e comunicação científica: entre o veneno e o remédio. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 2, p. 325-346, jun. 2014. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022014061843. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000200003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 10 maio 2017. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.159...
) |
Hortale e Koifman (2007HORTALE, Virginia Alonso; KOIFMAN, Lilian. Programas de pós-graduação em Saúde Pública na Argentina e no Brasil: origens históricas e tendências recentes de processos de avaliação de qualidade. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 11, n. 21, p. 119-130, 2007. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000100011. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000100011&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 14 janeiro 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Rocha (2006ROCHA, Nívea Maria Fraga. Auto-avaliação de centros de pós-graduação: uma proposta em ação. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 53, p. 487-506, dez. 2006. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000400006. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000400006&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
HostinsHOSTINS, Regina Célia Linhares. Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação. Rev. Bras. Educ.., Rio de Janeiro, v. 18, n. 53, p. 415-434, jun. 2013. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000200010. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200010&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
(2013) |
Rosa e Lopes (2016ROSA, Soraya Diniz; LOPES, Roseli Esquerdo. Tecendo os fios entre educação e saúde: avaliação do Programa da Residência Multiprofissional em Saúde. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 21, n. 2, p. 637-660, jul. 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000200016. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200637&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Ikeda e Bacellar (2008IKEDA, Ana Akemi; BACELLAR, Fátima Cristina Trindade. Revelando e compreendendo o relacionamento professor-aluno em Marketing. RAM Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 9, n. 5, p. 137-154, 2008. Doi http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712008000500007. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000500007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Sanches e Sanches (2011SANCHES, Otavio Prospero; SANCHES, Lucia Helena Aponi. O desafio da avaliação de equipes de alta capacitação e autonomia: o caso do credenciamento de docentes na pós-graduação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 16, n. 1, p. 123-147, mar. 2011. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772011000100007. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000100007&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Kuenzer e Moraes (2005KUENZER, Acacia Zeneida; MORAES, Maria Célia Marcondes de. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 93, p. 1341-1362, dez. 2005. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000400015. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000400015&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Silva e Nakano (2012SILVA, Talita Fernanda da; NAKANO, Tatiana de Cássia. Criatividade no contexto educacional: análise de publicações periódicas e trabalhos de pós-graduação na área da psicologia. Educação e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 743-759, 2012. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012005000013. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022012000300014&script=sci_abstract&tlng=pt
. Acesso em: 2 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151...
) |
Kuhlmann (2015KUHLMANN, JRMoysés. Produtivismo acadêmico, publicação em periódicos e qualidade das pesquisas. Cad. Pesqui.São Paulo, v. 45, n. 158, p. 838-855, dez. 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/198053143597. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000400838&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Sinay et al. (2013SINAY, Maria Cristina Fogliatti de et al. Environmental management education & research in Brazilian graduate courses of business administration. RAM Rev. Adm. Mackenzie,São Paulo, v. 14, n. 3, p. 55-82, 2013. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712013000300004. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712013000300004&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 2 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Maccari, Riccio e Martins (2013MACCARI, Emerson Antonio; RICCIO, Edson Luiz; MARTINS, Cibele Barsalini. The influence of the aacsb evaluation system on the management of graduate programs in the american business field. REAd. Rev. eletrôn. adm., Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 738-766, 2013. ) |
Sobral (2009SOBRAL, Fernanda A. da Fonseca. Qualidade acadêmica e relevância social e econômica da educação superior. Cad. CEDES, Campinas, v. 29, n. 78, p. 227-241, ago. 2009. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000200006. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000200006&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017 http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Maccari e Nishimura (2014MACCARI, E. A.; ALMEIDA, M. I. R.; RICCIO, E. L.; ALEJANDRO, T. B. Proposta de um modelo de gestão de programas de pós-graduação na área de Administração a partir dos sistemas de avaliação do Brasil (CAPES) e dos Estados Unidos (AACSB). Revista de Administração, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 369-383, 2014. Doi: http://dx.doi.org 10.5700/rausp1152 Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-21072014000200012&script=sci_abstract&tlng=pt
. Acesso em 20 mar. 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S008...
) |
Souza e Reinert (2012SOUZA, Saulo Aparecido; REINERT, José Nilson. Student participation in the publications of graduate schools: a comparative study between public and private administration programs. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 17, n. 2, p. 481-502, 2012. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772012000200010 Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772012000200010&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 20 abr. 2017 http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Maccari, Almeida, Riccio e Alejandro (2014MACCARI, E. A.; ALMEIDA, M. I. R.; RICCIO, E. L.; ALEJANDRO, T. B. Proposta de um modelo de gestão de programas de pós-graduação na área de Administração a partir dos sistemas de avaliação do Brasil (CAPES) e dos Estados Unidos (AACSB). Revista de Administração, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 369-383, 2014. Doi: http://dx.doi.org 10.5700/rausp1152 Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-21072014000200012&script=sci_abstract&tlng=pt
. Acesso em 20 mar. 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S008...
) |
Trevisan, Devechi e Dias (2013TREVISAN, Amarildo Luiz; DEVECHI, Catia Piccolo Viero; DIAS, Evandro Dotto. Avaliação da avaliação da pós-graduação em educação do Brasil: quanta verdade é suportável? Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 18, n. 2, p. 373-392, jul. 2013. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772013000200008. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000200008&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Macedo (2015MACEDO, Elizabeth. Cultura performativa e pesquisa em educação: desafios para a ação política. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 45, n. 158, p. 752-774, dez. 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/198053143285. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000400752&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Velloso (2004VELLOSO, Jacques. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 34, n. 123, p. 583-611, dez. 2004. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742004000300005. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300005&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017 http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Macedo e Sousa (2010MACEDO, Elizabeth; SOUSA, Clarilza Prado de. A pesquisa em educação no Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, p. 166-176, abr. 2010. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000100012. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100012&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Vianna e Giffhorn (2011VIANNA, William Barbosa; ENSSLIN, Leonardo; GIFFHORN, Edilson. A integração sistêmica entre pós-graduação e educação básica no Brasil: contribuição teórica para um “estado da arte”. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 19, n. 71, p. 327-344, 2011. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000100010&lng=pt&tlng=pt
Acesso em: 8 maio 2017 http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Machado-da-Silva (2003MACHADO-DA-SILVA, Clóvis L. Respostas estratégicas da administração e contabilidade ao sistema de avaliação da capes. Organ. Soc., Salvador, v. 10, n. 28, p. 63-82, dez. 2003. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302003000400005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302003000400005. Acesso em: 10 maio 2017. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.159...
) |
Vidor, Fogliatto e Caten (2013VIDOR, Gabriel; FOGLIATTO, Flávio Sanson; CATEN, Carla ten. Development of an instrument to evaluate graduate programs. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 18, n. 1, p. 181-199, 2013.Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772013000100010 . Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n71/a06v19n71.pdf
. Acesso em: 20 dez. 2017 http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n71/a...
) |
Marin et al. (2010MARIN, Maria José Sanches et al. Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 14, n. 33, p. 331-344, jun. 2010. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000200008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000200008. Acesso em: 10 maio 2017. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.159...
) |
Vilaça e Palma (2015VILAÇA, Murilo Mariano; PALMA, Alexandre. Comentários sobre avaliação, pressão por publicação, produtivismo acadêmico e ética científica. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 45, n. 158, p. 794-816, dez. 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/198053142836. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000400794&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Marquezine e Tramontina (2006MARQUEZINE, Maria Cristina; TRAMONTINA, Viviane Maroneis. Produção científica dos alunos egressos do curso de especialização da Universidade Estadual de Londrina. Rev. bras. educ. espec, p. 101-122, 2006. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000100008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382006000100008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 jan. 2017. https://doi.org/https://dx.doi.org/10.15...
) |
Werle, (2011WERLE, Flávia Obino Corrêa. Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensino. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 769-792, dez. 2011. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000500003. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362011000500003&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Martins e Sousa (2012MARTINS, Angela Maria; SOUSA, Sandra Zákia. A produção científica sobre avaliação educacional e gestão de sistemas e de escolas: o campo da questão entre 2000 e 2008. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 20, n. 74, p. 9-26, mar. 2012. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362012000100002. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362012000100002&lng=pt&tlng=pt
. Acesso em: 10 maio 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Werle (2014WERLE, Flávia Obino Corrêa. Panorama das políticas públicas na educação brasileira: uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino. Revista Lusófona de Educação,Lisboa, n. 27, p. 159-179, 2014) |
|
Wood Jr. e Costa (2015WOOD JR., Thomaz; COSTA, Caio César. Avaliação do impacto da produção científica de programas selecionados de pós-graduação em Administração por meio do índice H. Revista de Administração, São Paulo, v. 50, n. 3, p. 325-337, 2015.) |