SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na UniversidadeO papel da avaliação CAPES no processo de internacionalização da Pós-Graduação em Educação no Brasil (2010-2016) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

MAGALHAES, Nara Maria Emanuelli  e  RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz. Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS. Avaliação (Campinas) [online]. 2019, vol.24, n.2, pp.475-492.  Epub 26-Set-2019. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000200008.

Neste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade.

Palavras-chave : Avaliação externa; SINAES; Programas de avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )