SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Introduzindo o trabalho de pares nos serviços de saúde mental da América LatinaEstratégias de vigilância de um acidente envolvendo planta industrial de produção de ácido sulfúrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462X

Resumo

PEREIRA, Priscila Krauss et al. Transtornos mentais e comportamentais no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS) no estado do Rio de Janeiro no período de 1999 a 2010. Cad. saúde colet. [online]. 2012, vol.20, n.4, pp.482-491. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-462X2012000400012.

O objetivo do presente artigo foi realizar uma análise epidemiológica das internações psiquiátricas do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Rio de Janeiro. Os dados das internações por transtornos mentais e comportamentais foram coletados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS) no período de 1999 a 2010. A grande maioria dos pacientes era do sexo masculino na faixa etária de 30 a 49 anos e os diagnósticos mais frequentes foram: esquizofrenia, transtornos devido ao uso de álcool e transtornos do humor. Foi observado que o número de internações por transtornos mentais apresentou queda de 70% ao longo do período estudado. As internações por transtornos mentais corresponderam a cerca de 10% do total de hospitalizações ocorridas no estado do Rio de Janeiro, representando o segundo maior gasto com internações e perdendo apenas para as doenças do aparelho circulatório. Dessa forma, o presente artigo reforça que a utilização dos SIS em pesquisas na área da saúde mental pode ser útil não só para prover dados secundários de transtornos mentais, como também para avaliar a efetividade das políticas públicas implementadas e planejar novas ações de saúde.

Palavras-chave : transtornos mentais; hospitalização; unidades de internação; sistemas de informação; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons