SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Cadernos Saúde Coletiva

versión impresa ISSN 1414-462X

Resumen

SIEGEL, Pamela  y  BARROS, Nelson Filice de. O que é a Oncologia Integrativa?. Cad. saúde colet. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp.348-354. ISSN 1414-462X.  https://doi.org/10.1590/S1414-462X2013000300018.

A Oncologia Integrativa (OI) é um ramo da Medicina Integrativa (MI) que integra à medicina convencional as práticas complementares, com evidências positivas, classificadas em: práticas baseadas na biologia, técnicas mente-corpo, práticas de manipulação corporal, terapias energéticas e sistemas médicos tradicionais. O objetivo deste artigo foi apresentar os resultados de uma revisão bibliográfica crítica sobre o estado da arte da OI. Foram realizados 2 procedimentos de seleção do material: uma revisão sistemática da literatura no PubMed-MEDLINE, em que foram selecionados 26 artigos; uma seleção de livros publicados a partir de 2006, citados nas referências dos artigos selecionados ou em entrevistas exploratórias com especialistas em 2 eventos internacionais: o IX congresso da Society of Integrative Oncology e o MD Anderson Observer Programme. Conclui-se que o conceito de OI já está enraizado nos principais centros de pesquisa e assistência em câncer na América do Norte, e que há uma produção bibliográfica consistente sobre este novo campo de conhecimento. Conclui-se, também, que quando combinadas com o cuidado convencional as modalidades integrativas podem estimular a efetividade e reduzir os sintomas adversos do câncer.

Palabras clave : oncologia; neoplasias; terapias complementares; medicina integrativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons