SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Método de estimação de grau de cobertura em pequenas áreas: uma aplicação nas microrregiões mineirasDeterminação de um ponto de corte para a identificação de pares verdadeiros pelo método probabilístico de linkage de base de dados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X

Resumo

MARTINEZ, Edson Zangiacomi et al. Investigação das propriedades psicométricas do Duke Religious Index no âmbito da pesquisa em Saúde Coletiva. Cad. saúde colet. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp.419-427. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201400040016.

A religiosidade é uma variável importante para a pesquisa em saúde, considerando suas conhecidas associações com o processo saúde-doença e questões importantes sobre o bem-estar, atitudes, práticas e satisfação em relação a cuidados e serviços. No entanto, na pesquisa em Saúde Coletiva, é frequentemente usada a afiliação religiosa como única dimensão da religiosidade. O presente estudo objetivou investigar a adequação do uso do instrumento Duke Religious Index (DUREL) no âmbito da pesquisa em Saúde Coletiva, ao avaliar as capacidades psicométricas do instrumento quando aplicado a uma população representativa de usuários dos serviços de atenção primária à saúde de um município de porte médio do interior do Estado de São Paulo. Foi encontrada uma adequada consistência interna para o instrumento e validade convergente-discriminante. Os resultados sugerem que o uso do DUREL não é restrito à pesquisa em saúde mental e que sua utilização pode trazer novas perspectivas para o entendimento de eventos de interesse na área da Saúde Coletiva.

Palavras-chave : religião e medicina; questionários; estudos de validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )