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Promoção da Alimentação Saudável na Escola: realidade ou utopia?

Healthy eating promotion at school: reality or an utopy?

As políticas de promoção da alimentação saudável (PAS) reconhecem a escola como espaço privilegiado por sua contribuição para a conquista da autonomia e a adoção de hábitos saudáveis. Este estudo objetivou analisar a percepção e as ações na PAS realizadas por atores da comunidade escolar. Trata-se de estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa utilizando o grupo focal com diretores, coordenadores, professores, manipuladoras de alimentos e representantes do conselho escolar de seis escolas de nível fundamental de capital brasileira. Identificou-se uma visão biologicista da alimentação saudável e uma compreensão assistencialista da alimentação escolar. As atividades promotoras da alimentação saudável na escola estão restritas à abordagem de conteúdo específico pelos professores e modificações feitas no cardápio visando aumentar a aceitação das preparações. Sugerem-se mudanças na formação desses atores, tornando-os ativos na PAS no espaço escolar. Cabe à escola suscitar discussões sobre a construção coletiva do projeto pedagógico com vistas à inclusão transversal desse tema no currículo.

alimentação escolar; educação alimentar e nutricional; promoção da saúde; pesquisa qualitativa


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