SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Rotator cuff syndrome in truck assembly line workersThe effectiveness of educational interventions in oral health: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Saúde Coletiva

Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X

Abstract

BARA, Vânia Maria Freitas et al. Diagnóstico de utilização do instrumento de avaliação da atenção primária à saúde - PCATool-Brasil versão adulto - para população idosa. Cad. saúde colet. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.330-335. ISSN 2358-291X.  https://doi.org/10.1590/1414-462X201400080015.

O objetivo do artigo é descrever a etapa de pré-teste para o diagnóstico de factibilidade do instrumento de avaliação da Atenção Primária à Saúde – PCATool-Brasil versão adulto – aplicado a um grupo de 30 idosos, a partir de 60 anos, cadastrados em uma unidade primária de saúde. O instrumento foi aplicado integralmente e avaliaram-se a adequação da linguagem e a aplicabilidade dos construtos pertencentes ao PCATool às suas realidades. Observaram-se dificuldades na compreensão de algumas perguntas, e alguns idosos manifestaram cansaço devido à extensão do instrumento de coleta de dados. Conclui-se que o instrumento, em sua forma original, não leva em consideração a heterogeneidade da população idosa e as suas diversidades social, cultural, educacional, econômica e política.

Keywords : atenção primária à saúde; idoso; questionários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )