SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Occupational accidents related to cattle slaughter in Mato Grosso, BrazilBlood antioxidant nutrients in riparian villagers of the Brazilian Amazon: its associations with wet/dry seasons and modulation by sociodemographic determinants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Saúde Coletiva

Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X

Abstract

VASCONCELOS, Cíntia Honório et al. Vigilância da qualidade da água para consumo humano na Amazônia Legal: Análise de áreas vulneráveis. Cad. saúde colet. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.14-20.  Epub Feb 26, 2016. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201500040142.

A baixa qualidade da água para consumo humano está diretamente relacionada à ocorrência de doenças de transmissão hídrica. Para minimizar riscos à saúde e vulnerabilidades relacionadas ao abastecimento de água, o Ministério da Saúde propõe a implantação do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) aos municípios brasileiros. Focando na região da Amazônia Legal, o presente estudo demonstra uma série histórica do percentual de municípios com o programa Vigiagua implantado, atingindo em 2013 a marca de 45,1% dos municípios dessa região. O estudo ainda identifica áreas muito vulneráveis nos estados do Amapá, Amazonas e Maranhão para a questão da qualidade da água. Com esta análise da situação do abastecimento de água para consumo humano pretende-se subsidiar e direcionar as ações estratégicas da vigilância em saúde ambiental na região.

Keywords : Amazônia legal; vigilância em saúde; qualidade da água e vulnerabilidade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )