SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Surveillance of the drinking water quality din the Legal Amazon: analysis of vulnerable areasMetabolic syndrome, components and associated factors in adults aged 40 years or older from a city in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Saúde Coletiva

Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X

Abstract

VALENTINI, Juliana et al. Antioxidantes sanguíneos provenientes da dieta em ribeirinhos da Amazônia Brasileira: suas relações com sazonalidade e determinantes sociodemográficos. Cad. saúde colet. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.21-31.  Epub Feb 26, 2016. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201500040159.

O presente estudo reporta as concentrações plasmáticas dos antioxidantes cobre (Cu), manganês (Mn), selênio (Se), zinco (Zn), β-caroteno, licopeno e vitaminas (A e E) em moradores da região do Rio Tapajós, Pará, Amazônia, e as relaciona com características sociodemográficas e sazonalidade (seca e cheia). Os teores de Mn, Se e Zn foram acima dos valores de referência (VR) e daqueles achados em outras regiões do Brasil, enquanto para o β-caroteno tal achado ocorreu apenas na estação da cheia. Os valores de licopeno foram dentro dos VR, porém abaixo dos achados em outras regiões do Brasil. Os níveis de Cu, Se, Zn, β-caroteno, licopeno e vitamina E variaram entre as estações. Variação intercomunitária foi constatada para β-caroteno, Mn e Se. Os teores de Se e Zn foram alterados, respectivamente, por tabagismo e sexo. Os níveis de β-caroteno e vitaminas (A e E) alteraram-se com o consumo de bebida alcoólica. A vitamina E foi dependente do estado de origem. Participantes que desempenhavam ambas as profissões de agricultor e pescador apresentavam teores de Cu superiores e de β-caroteno inferiores comparativamente àqueles que desempenhavam uma única profissão. Esses dados fornecem informações sobre os teores de antioxidantes para essa população amazônica.

Keywords : carotenoides; vitaminas; metais; Amazônia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )