SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Blood antioxidant nutrients in riparian villagers of the Brazilian Amazon: its associations with wet/dry seasons and modulation by sociodemographic determinantsCancer incidence and mortality in rural workers in the Brazilian Western Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Saúde Coletiva

Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X

Abstract

BORTOLETTO, Maira Sayuri Sakay; SOUZA, Regina Kazue Tanno de; CABRERA, Marcos Aparecido Sarria  and  GONZALEZ, Alberto Durán. Síndrome metabólica, componentes e fatores associados em adultos de 40 anos ou mais de um município da Região Sul do Brasil. Cad. saúde colet. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.32-40.  Epub Apr 12, 2016. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201600010123.

Objetivo

Estimar a prevalência de síndrome metabólica (SM), de seus componentes e fatores associados em adultos de 40 anos ou mais.

Métodos

Estudo transversal, de base populacional, com 1.180 residentes em um município brasileiro de médio porte da Região Sul. Realizaram-se entrevistas domiciliares, avaliações antropométricas e exames laboratoriais. A SM foi definida de acordo com o critério harmonizado de 2009. Foram analisadas variáveis sociodemográficas, comportamentais e de utilização de serviços de saúde. Utilizaram-se o teste de qui-quadrado, exato de Fisher e teste de Wald na análise de múltiplos fatores pela regressão de Poisson.

Resultados

Entre os entrevistados, 959 (81,3%) realizaram exames laboratoriais e medidas antropométricas. A prevalência de SM foi de 53,7%, mais elevada em mulheres e em idades mais avançadas. A presença de cinco componentes da SM foi observada em 12% dos participantes (15,8% mulheres e 7,3% homens). Após ajustes, apenas a idade se associou à SM.

Conclusão

A elevada prevalência de SM e de seus componentes, distinta em cada sexo e grupo etário, aponta a necessidade de ações de enfrentamento com abordagens coletivas e estabelecimento de metas terapêuticas individuais.

Keywords : síndrome X metabólica; prevalência; adulto; doenças cardiovasculares; diabetes mellitus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )