SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Health Regulation: challenges to the Unified Health System governanceDemographic aging characterization in the city of Rio de Janeiro: contributions to sustainable public policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Saúde Coletiva

Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X

Abstract

LUZURIAGA, María José  and  BAHIA, Lígia. Contribuições dos estudos comparativos para a compreensão das políticas e sistemas de saúde na América Latina. Cad. saúde colet. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.55-62.  Epub Feb 26, 2016. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201600010201.

Introdução

o estudo teve como objetivo realizar um mapeamento nos estudos comparativos para identificar os pontos fortes e o escopo que eles têm em relação à sua capacidade para explicar os fatores que condicionaram/estimularam o processo de reforma guiado pela lógica do mercado e a privatização em vários países como aqueles fatores que contribuíram para limitar ou reverter o processo.

Métodos

revisão bibliográfica.

Resultados

Existe uma extensa literatura que tem estudado os processos de reforma da saúde em uma perspectiva comparada, que salienta o peso das instituições, processos de tomada de decisão e os grupos interessados, como as conjunturas críticas. A produção de estudos comparativos das políticas e sistemas de saúde em países europeus, e deles com as políticas e sistemas de saúde do Canadá e dos Estados Unidos tem permitido o desenvolvimento de discussões e reformulações teóricas relevantes em termos de resultados e de propostas teóricas e políticas. Na produção acadêmica dos países da região não se observa o mesmo nível de desenvolvimento.

Conclusão

o progresso nessa área de trabalho é essencial para uma melhor compreensão dos processos atuais como para pensar sobre possíveis alternativas de mudança.

Keywords : estudos comparados; política de saúde; sistemas de saúde; América Latina.

        · abstract in Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )