SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Aportes de los estudios comparativos para la comprensión de las políticas y sistemas de salud en países de América LatinaEffects of prenatal exposure to methylmercury in children auditory processing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Saúde Coletiva

Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X

Abstract

ALVES, Davi da Silveira Barroso; BARBOSA, Maria Tereza Serrano; CAFFARENA, Ernesto Raúl  and  SILVA, Alexandre Sousa da. Caracterização do envelhecimento populacional no município do Rio de Janeiro: contribuições para políticas públicas sustentáveis. Cad. saúde colet. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.63-69.  Epub Mar 11, 2016. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201600010272.

Objetivo

Descrever o estágio do envelhecimento populacional no município do Rio de Janeiro.

Métodos

Estudo ecológico tendo como unidades de observação os 160 bairros que compõem o município, utilizando indicadores sociais e demográficos construídos a partir de informações do Censo 2010. Realizou-se análise exploratória por meio de mapas temáticos e determinou-se a dependência espacial pelo Índice de Moran Global. Para agrupar bairros em estágios semelhantes do envelhecimento foi realizada uma análise de agrupamento a partir do método K-means.

Resultados

Encontraram-se três grupos de bairros em estágios diferentes de envelhecimento populacional, identificando-se uma tendência espacial no sentido oeste-leste com os bairros da “Zona Sul” se encontrando no estágio mais avançado de envelhecimento.

Conclusão

O estudo identificou as diferenças no processo de envelhecimento populacional e na composição etária dos bairros, apontando para a necessidade de políticas de saúde pública específicas que contemplem as particularidades desse processo em cada localidade, visando garantir um envelhecimento sustentável.

Keywords : envelhecimento da população; políticas públicas de saúde; análise espacial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )