SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Demographic aging characterization in the city of Rio de Janeiro: contributions to sustainable public policiesEnvironmental education booklet as a prevention strategy for leptospirosis in a relocated urban community author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Saúde Coletiva

Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X

Abstract

DUTRA, Marilene Danieli Simões et al. Efeitos da exposição pré-natal ao metilmercúrio no processamento auditivo de crianças. Cad. saúde colet. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.70-76.  Epub Apr 12, 2016. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201600010278.

Tema: Processamento auditivo central e exposição pré-natal ao mercúrio. Objetivo: Avaliar processamento auditivo central de crianças expostas ao mercúrio no período pré-natal. Método: Foram avaliadas 90 crianças com idade de 8 a 10 anos, de ambos os sexos, categorizadas em dois grupos de acordo com os níveis de mercúrio na exposição pré-natal. O grupo de estudo (GE) foi composto por crianças que apresentaram teor de mercúrio total em amostras de sangue do cordão umbilical igual ou superior a 8 µg/L, e o grupo de controle (GC), por crianças que apresentaram teor inferior a 8 µg/L. Os procedimentos incluíram questionário, audiometria tonal liminar, logoaudiometria, testes que avaliam habilidades do processamento auditivo e análise dos teores de mercúrio total em amostras de sangue do cordão umbilical coletadas ao nascimento. Resultado: A média de mercúrio total no sangue do cordão umbilical do GE foi de 19,36 µg/L e o do GC, de 4,78 µg/L. Nos testes que avaliam o processamento auditivo central, o GE apresentou desempenho inferior ao GC, sendo observada diferença estatisticamente significante para o Staggered Spondaic Word Test. Conclusão: As crianças apresentaram alteração em testes que avaliam o processamento auditivo central, indicando um possível efeito da exposição pré-natal ao mercúrio no sistema auditivo central.

Keywords : processamento auditivo; intoxicação por mercúrio; criança; pré-natal; saúde coletiva.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )