Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Cadernos Saúde Coletiva
Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X
Abstract
MOROZ, Maisa Bastos; KLUTHCOVSKY, Ana Claudia Garabeli Cavalli and SCHAFRANSKI, Marcelo Derbli. Controle da pressão arterial em idosas hipertensas em uma Unidade de Saúde da Família e fatores associados. Cad. saúde colet. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.111-117. ISSN 1414-462X. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201600010276.
Introdução
A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica de alta prevalência e com baixas taxas de controle. Este estudo objetivou analisar o controle da pressão arterial em idosas hipertensas acompanhadas em uma Unidade de Saúde da Família e os fatores associados.
Métodos
Estudo transversal, com análise de dados de prontuários de 190 idosas hipertensas. Foram consideradas controladas as pacientes com nível de pressão arterial menor do que 140/90 mmHg. Para a análise estatística, calcularam-se a razão de prevalência e o intervalo de confiança de 95% para a ocorrência de controle ou não da presão arterial, segundo a associação de alguns fatores. As análises multivariadas foram conduzidas por meio de regressão logística.
Resultados
Das 190 pacientes em acompanhamento, 108 (56,8%) apresentavam a pressão arterial controlada. Na análise de regressão logística, as variáveis possuir mais de 70 anos (p = 0,033) e residir na área mais afastada da unidade de saúde (p = 0,002) estiveram associadas ao não controle da pressão arterial.
Conclusão
Embora o percentual de controle da pressão arterial seja elevado na população estudada quando comparado com dados da literatura, medidas devem ser implantadas para o aumento desse percentual, para evitar futuras complicações.
Keywords : hipertensão; controle; idoso; Centros de Saúde.