SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Blood pressure control in hypertensive elderly women attended in a Family Health Unit and associated factorsOperative groups in Primary Health Care as a discussion and education practice: a review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Saúde Coletiva

Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X

Abstract

BRUNKEN, Gisela Soares; FRANCA, Giovanny Vinícius Araújo de; LUIZ, Ronir Raggio  and  SZARFARC, Sophia Cornbluth. Avaliação da concordância entre hemoglobina e hematócrito para detectar prevalência de anemia em crianças menores de 5 anos. Cad. saúde colet. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.118-123.  Epub Mar 11, 2016. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201600010x01.

O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de concordância entre a hemoglobina (Hb) e o hematócrito (Ht), para verificar se a prevalência de anemia pode ser determinada pelo hematócrito. Cem pares de Hb e Ht capilar de crianças menores de 5 anos de idade foram analisados. A concentração de Ht e Hb foi medida utilizando centrífuga para microhematócrito e HemoCue, respectivamente. A análise de Bland e Altman foi utilizada para avaliar as diferenças entre os valores observados de Hb e de Hb estimada através de hematócrito (Hb = Ht / 3). A curva ROC foi calculada com referência à classificação de anemia ferropriva, a partir dos resultados de Hb. Os indivíduos foram classificados de acordo com o estado de anemia a partir do Ht, comparando com a avaliação obtida a partir da Hb. A área sob a curva ROC permite identificar que Ht <35% corretamente classificava 85% dos indivíduos com Hb <11,0 g/dL. No entanto, o ponto de corte Ht <33% apresentou maior kappa (k = 0,49 contra 0,41) e concordância relativa mais elevada (82% vs. 74%) em comparação com Ht <35%. A hemoglobina e o hematócrito capilar podem ser usados em conjunto ou separadamente para avaliar a prevalência de anemia. Considerando a necessidade de identificar a anemia ferropriva com um único indicador em estudos populacionais, a utilização do Ht seria mais simples e econômica.

Keywords : hematócrito; hemoglobina; reprodutibilidade dos testes; pré-escolar; anemia ferropriva.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )