SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Judicialization of the right to health in the Brazilian Northeastern region: dimensions and challengesBurnout Syndrome in municipal health managers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Saúde Coletiva

Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X

Abstract

PEDRAZA, Dixis Figueroa. Saúde e nutrição das crianças assistidas em creches públicas do município de Campina Grande, Paraíba. Cad. saúde colet. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.200-208. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201600020133.

Introdução

A situação de saúde e de nutrição das crianças brasileiras ainda é preocupante. Objetivou-se caracterizar o perfil nutricional e de morbidade das crianças assistidas em creches públicas do município de Campina Grande, na Paraíba.

Métodos

Estudo descritivo de prevalência em amostra probabilística de 299 crianças. Foram contempladas informações sobre as crianças a respeito das condições sociodemográficas (idade, sexo, zona de residência, benefício de programa social); nutricionais (peso ao nascer, estatura/idade, peso/estatura, peso/idade, estado nutricional de micronutrientes); de segurança alimentar e nutricional familiar; de saúde (problemas de saúde nos últimos 15 dias, sinais de processos infecciosos subclínicos, eosinofilia, parasitismo).

Resultados

As maiores prevalências de desvios antropométricos foram de baixa estatura (7%) e de sobrepeso (8,3%). A insegurança alimentar foi constatada em 68,9% das famílias. Quarenta e seis crianças (17%) foram diagnosticadas com anemia, e 36 (13,3%), com deficiência de zinco. As crianças apresentaram altas frequências de problemas de saúde nos últimos 15 dias reportados pela mãe (68,6%), eosinofilia (65,5%), parasitismo (82,7%) e poliparasitismo (46,4%).

Conclusão

Mostra-se a manutenção de doenças infecciosas e de carências nutricionais entre crianças assistidas em creches em um período de predomínio da transição epidemiológica. A insegurança alimentar destaca-se na situação alimentar e nutricional, com importantes prevalências de baixa estatura e sobrepeso.

Keywords : creches; estatura; sobrepeso; anemia; deficiência de zinco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )