Acessibilidade / Reportar erro

Estratégia Saúde da Família versus centro de saúde: modalidades de serviços na percepção do usuário

Family health strategy versus health center: types of services from the user’s perception

Resumo

Introdução

O processo de reorientação do sistema de saúde brasileiro vem promovendo a transição do modelo assistencial biomédico para um modelo ancorado na promoção da saúde. Objetivou-se compreender a percepção do usuário sobre o processo de transição das modalidades de serviços centro de saúde para Estratégia Saúde da Família (ESF).

Métodos

Pesquisa qualitativa, realizada em Montes Claros, no Estado de Minas Gerais, com equipes de saúde que passaram por substituição de centro de saúde para ESF. Foram conduzidas entrevistas não estruturadas com 12 usuários, submetidas à análise temática de conteúdo.

Resultados

Houve melhoria do serviço após o advento da ESF, pois propiciou maior oferta de serviços e integralidade da assistência, configurou-se como a principal porta de entrada do sistema de saúde e valorizou a humanização em novas relações com os profissionais. O agente comunitário de saúde se destacou como elemento importante das ações em saúde da família. Todavia, há dificuldade para obtenção de apoio complementar e diagnóstico, além de medicamentos.

Conclusão

A implantação da ESF permitiu o advento de um novo panorama na atenção primária. Entretanto, deve garantir maior efetividade e satisfação dos usuários.

Palavras-chave:
atenção primária à saúde; estratégia saúde da família; centros de saúde; promoção da saúde; serviços de saúde

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br